Ouça nosso boletim

Mesmo sem Enem no 1.º semestre, governo fará nova rodada do SiSU

O Ministério da Educação (MEC) vai aplicar ainda neste semestre uma nova rodada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para preencher as vagas com ingresso no segundo semestre. A data ainda não foi definida, mas deve ocorrer em maio, Diante do anúncio de que não será aplicado um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em abril, como o MEC havia cogitado, as notas usadas pelos candidatos no sistema serão as da prova realizada em dezembro de 2009.

Uma nova reunião entre o ministério e as universidades para fazer um balanço do processo está programada para a próxima quarta-feira (17). No caso do Instituto Federal de Alagoas, por exemplo, o sistema não impressionou. A remarcação do Enem para dezembro após fraude e o consequente atraso no calendário do SiSU prejudicaram o início das aulas, segundo a instituição, que preencheu parte das suas vagas pelo SiSU.

Vagas ociosas - Outro ponto de preocupação entre as universidades é a sobra de vagas após o sistema. Do total de 47.913 vagas disponibilizadas no SiSU para ingresso nesse primeiro semestre, 29.240 (61%) não haviam sido preenchidas e passaram para a segunda etapa. A situação se repetiu após essa fase: 21.701 estavam sobrando. A terceira etapa termina nesta sexta, com a matrícula dos candidatos classificados. O MEC deve divulgar na segunda-feira um balanço de vagas remanescentes. Para evitar que fiquem postos ociosos, durante o processo, foi criada pelo ministério uma lista de espera, que será coordenada pelas próprias instituições.




Fonte: Portal Universia

	Array
(
    [0] => No page with id root
)