Ouça nosso boletim

Inep define nota mínima no Enem para certificação do ensino médio

Além de servir como forma de seleção para o ingresso em algumas universidades e institutos federais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também vai cumprir o papel de certificação do ensino médio para estudantes com mais de 18 anos, substituindo o antigo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para isso, os candidatos precisam obter uma nota mínima estabelecida por cada secretaria de educação dos estados e municípios.
Em entrevista coletiva realizada na quinta-feira (4/2), o presidente Joaquim José Soares Neto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), afirmou que a sugestão do órgão é de que a nota mínima seja 400 em cada uma das áreas do conhecimento, além da redação. O valor é equivalente à antiga nota de corte utilizada no Encceja, que era 100.
As secretarias  de educação terão, a partir de 4/2, um prazo de 30 dias para decidir se irão utilizar o exame como instrumento de certificação e solicitar ao Inep as notas dos candidatos. A solicitação deve ser feita pela internet, no link

http://sistemasenem.inep.gov.br/EnemSolicitacao.
<http://sistemasenem.inep.gov.br/EnemSolicitacao/>


Os órgãos estaduais e municipais têm autonomia para decidir se a nota mínima sugerida pelo Inep servirá para a emissão do certificado de conclusão do ensino médio e/ou declaração de eliminação de algum componente curricular. No segundo caso, o candidato tem a opção de solicitar o aproveitamento da nota para apenas uma das quatro áreas avaliadas pelo Enem.

Fonte: Correio Brasiliense

	Array
(
    [0] => No page with id root
)