Ouça nosso boletim

Índice de escolaridade cresce entre deficientes

Das 323.210 pessoas com deficiência no mercado de trabalho, 179.161 -ou 55,4%- têm ensino médio, curso superior, mestrado ou doutorado, segundo os dados da Rais 2008. O índice é dois pontos percentuais superior ao registrado no levantamento de 2007, no qual 53% das pessoas no mercado tinham deficiência. A consultora da Accenture Flavia Rodrigues, 32, que tem deficiência auditiva severa, está entre esses trabalhadores. "Para mim, a deficiência não é impedimento, e sempre busco formas de me superar", diz ela, que se formou em estatística e hoje coordena uma equipe em um projeto de banco de dados. O arquiteto Alexandre Ohkawa, 29, concorda que a deficiência não é barreira. Mas a alta escolaridade não impediu que permanecesse um ano e oito meses desempregado.
Depois de se formar, em 2001, fez curso de fotografia e passou seis meses em Londres para aperfeiçoar o inglês enquanto não conseguia uma oportunidade em sua área. Para ele, a informação "deficiente auditivo oralizado" em seu currículo era um obstáculo à contratação. "Mesmo me expressando bem e com projetos bacanas no portfólio, as pessoas tinham resistência." Há três anos, no entanto, foi chamado pela Cnec, onde desenvolve projetos de usinas hidro e termelétricas. "O trabalho me deu mais autoconhecimento profissional, como organização e disciplina", afirma. "É muito pouco o que essa população exige", destaca a superintendente de obras e responsável pelo programa de inclusão na companhia, Maria Tereza Fernandes de Campos. E completa: "Os benefícios são imensos. Há até aumento da flexibilidade de toda a equipe".
Escolaridade - Apesar de a maior parte dos profissionais ter ao menos ensino médio completo, o gerente de inclusão e capacitação da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), Marcelo Vitoriano, explica que muitas pessoas têm defasagem grande em relação à escolaridade -"daí a necessidade de capacitação".

*Fonte:* Folha de S. Paulo.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)