Ouça nosso boletim

Cuidados com a transmissão da Gripe A (H1N1)

Com o início das aulas e a queda da temperatura, as instituições privadas de ensino devem aumentar os Cuidados com a transmissão da Gripe A (H1N1)

O SINEPE/NOPR destaca a seguir algumas medidas de prevenção.


Quando tossir ou espirrar:
- Cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel e em seguida colocar o lenço usado no cesto de lixo;

Limpar sempre as mãos:

- Lavar/higienizar as mãos freqüentemente com água e sabão ou álcool gel: ao tossir e espirrar, ao chegar em casa, antes e após as refeições e quando for ao banheiro;

Orientação médica:
- Caso receba, utilizar máscaras cirúrgicas para proteger os demais;

Não compartilhar:
- Talheres, copos, pratos, toalhas e objetos de uso pessoal. Reforçamos, nessa oportunidade, estas medidas preventivas e, para tanto, todas as instituições de ensino deverão se estruturar o quanto antes para implantar os cuidados recomendados. Isto inclui disponibilizar aos alunos o acesso fácil a pias providas de água corrente, sabonete líquido, álcool gel, toalhas descartáveis e lixeiras adequadas.

Principalmente os Centros de Educação Infantil e as Creches devem também reforçar a higienização freqüente com álcool gel dos brinquedos de uso comum, maçanetas/trincos, mesinhas e/ou carteiras escolares. Estes cuidados são medidas preventivas muito importantes para reduzir a transmissão do vírus Influenza e de outros microorganismos, transmissores de meningite, gripe comum, dentre outros.

Alunos que apresentem os sintomas não deverão ser encaminhados para a escola e devem ser avaliados por médico. Alunos que desenvolvam os sintomas durante o período de aulas deverão ser mantidos isolados dos outros alunos, se possível usando máscara cirúrgica descartável, até a chegada dos pais, que devem levá-lo para avaliação médica, com retorno à escola, mediante apresentação de atestado médico.

 

 

 

 

 

	Array
(
    [0] => No page with id root
)