Ouça nosso boletim

Boletim SinepeNOPR – 12 de julho de 2016

Boletim SinepeNOPR –  12 de julho de 2016

 

Mandato de Segurança

Educadores que tiveram revogadas suas nomeações para o Conselho Nacional de Educação por Michel Temer vão entrar com um mandado de segurança no STF pedindo que sejam reconduzidos. Os conselheiros, que haviam sido nomeados por Dilma Rousseff, foram destituídos em 28 de junho. Temer revogou a nomeação de 12 dos 24 escolhidos pela petista.

 

Argumento

Os educadores usam o mesmo argumento que serviu para reconduzir o presidente da EBC, Ricardo Mello, também afastado por Temer, ao cargo: eles têm mandato de quatro anos e não podem ser afastados. O Ministério da Educação afirmou que a renovação do mandato dos conselheiros pela presidente Dilma configurou “desvio de finalidade”. “A nova gestão do MEC pediu parecer à Advocacia- Geral da União e ele foi pela configuração de desvio de finalidade”, diz em nota.

 

Exame da OAB

Candidatos que fizeram o 19º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em março estão questionando erros que teriam sido cometidos na correção das provas e querem a reavaliação dos exames. Eles alegram que especialistas respeitados na área constataram que “cerca de 95% das provas da segunda fase apresentam falhas.

 

Terceirização

Segundo os candidatos, os erros nos exames começaram há cerca de três anos, desde que a OAB terceirizou a correção das provas e contratou a FGV. A FGV divulgou nota dizendo que “os examinandos que se acharem prejudicados pelo processo de correção podem e devem entrar com recurso administrativo, dentro do prazo legal. Todos os recursos são analisados pela banca acadêmica”.

 

Enade

As instituições de educação superior devem inscrever os estudantes habilitados ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016 até 7 de agosto próximo. Farão o Enade os concluintes de cursos de graduação de 18 áreas. Os ingressantes de 2016 também devem ser inscritos, mas são dispensados da prova. Nesses casos, a situação de regularidade é atestada pelo Inep.

 

Áreas

Devem fazer as provas os concluintes de cursos das áreas de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. No grau de tecnólogo, o exame é destinado a concluintes de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

 

Provas

As provas serão realizadas em 20 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília). Os estudantes terão quatro horas para responder 40 questões. Dessas, dez serão de formação geral (duas discursivas e oito de múltipla escolha) e 30 de conhecimento geral.

 

Ranking de Universidades

O Brasil tem 5 das 10 melhores universidades da América Latina, de acordo com levantamento do Times Higher Education. A USP lidera o ranking, seguida pela Unicamp. Na sequência vêm duas universidades do Chile. Em quinto lugar está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em sexto a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, a única instituição particular entre as brasileiras eleitas. Na sétima posição aparece a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

 

Destaque

Com apenas 17 anos, o estudante Pedro Faria, de Brasília, foi aprovado em 12 universidades dos Estados Unidos e embarca no mês que vem para estudar em Harvard. Ele está dividido entre três cursos da universidade. Vai começar estudando Ciência da Computação, mas ao longo do curso poderá optar por mudanças. Faria diz que gosta também economia e ciência política.

 

Comunidade brasileira

Além de Harvard, o estudante foi aprovado em Princeton, Yale, Columbia, Duke, Vanderbilt, Georgia Tech, Northeastern, Boston College, Tufts, Carnegie Mellon, University of California Berkeley. O adolescente afirma ter escolhido a primeira por ter muitas atividades extracurriculares e uma comunidade brasileira que já o acolheu.



Pronatec

As escolas que receberam a notificação do MEC para a devolução de valores do Pronatec devem enviar um e-mail para a Setec para receber os dados que originaram a cobrança (gabinete.setec@mec.gov.br).  A escola que tiver o débito confirmado com o MEC poderá compensar a dívida com os valores que ainda têm a receber do governo. Está sendo discutida com o MEC a possibilidade de a escola poder pagar em vagas, ou seja, oferecer novas turmas do Pronatec. 

 

Maringá, 12 de julho de 2016.

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR

 

 

	Array
(
    [0] => No page with id root
)