Ouça nosso boletim

Boletim SINEPE/NOPR – 5 de outubro de 2017.

Boletim SINEPE/NOPR – 5 de outubro de 2017.

SINEPE/NOPR debate a Reforma Trabalhista

Nesta sexta-feira, das 9 às 16 horas, será realizada a segunda edição do Ciclo de Workshops com as palestras “Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ministrada pelo Dr. José Roberto Covac; e “Como calcular o valor da anuidade escolar”, com Rodrigo Capelato. O encerramento será no dia 27 de outubro com palestra sobre a “Reforma do Ensino Médio”, com o Senador da República, Professor Dr. Pedro Chaves (a confirmar).

 

Reforma Trabalhista

O Ciclo começou no último dia 26 com palestra do Dr. Luís César Esmanhotto que abordou o tema “Os impactos da Reforma Trabalhista”, na PUC PR. O público alvo são Gestores, Advogados, Contadores, Administradores, Departamento Pessoal, RH, Líderes Sindicais e demais interessados no tema.

 

Praticidade

 Os associados do Sinepe/Nopr terão 50% de desconto no valor do curso.  As inscrições poderão ser feitas pelo telefone (44) 3226 1187. As vagas são limitadas.

 

Governo estuda aplicar recursos do FGTS no Fies

O Governo Federal estuda desviar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Vários setores pressionam o governo para não adotar a medida, principalmente a construção civil que quer mais investimentos em programas como o Minha Casa Minha Vida, entre outros.

 

Escolas poderão fomentar a qualificação e o empreendedorismo

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou, nesta quarta-feira, 4, a expansão do programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE). A iniciativa tem o objetivo de fomentar a qualificação e a profissionalização de empresários de pequeno porte ao empreendedorismo, com apoio de instituições de ensino públicas e privadas. Essa ação, realizada em cerimônia alusiva ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, no Palácio do Planalto, fez parte de uma série de medidas de apoio às micro e pequenas empresas brasileiras.

O programa é um dos eixos de atuação do governo federal na valorização e apoio às micro e pequenas empresas brasileiras – que têm sido protagonistas na retomada do crescimento do Brasil. Elas representam 98% do total das empresas privadas hoje, no país, e mais da metade dos empregos formais no mercado. O programa vinha funcionando como piloto e desde ontem possibilita adesão eletrônica de todas as instituições brasileiras de educação superior que desejarem fomentar o empreendedorismo local. O acesso pode ser feito pela página do programa na internet.

 

A expectativa do governo é credenciar 500 instituições e atender 100 mil empreendedores até o fim de 2018. Acesse a página do Programa Instituição Amiga do Empreendedor. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

 

Olimpíada de Matemática Brics

Estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental podem participar da Olimpíada de Matemática Brics, que vai ocorrer entre os dias 16 de outubro e 15 de novembro. A competição reunirá meninas e meninos dos países do Brics – Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul –, com o objetivo de popularizar a matemática, desenvolver o interesse pela disciplina e promover a união de crianças de diferentes partes do planeta. A participação na olimpíada é gratuita e as tarefas são on-line.

 

Inscrição

Para participar, os professores devem inscrever os estudantes na página da olimpíada e ter um computador ou qualquer dispositivo com acesso à internet e um navegador atualizado. Mais de 1 milhão de alunos já estão inscritos. Para fazer o cadastro ou saber mais informações, basta acessar a página eletrônica da Olimpíada. (MEC)

 

Inep vai pesquisar casos de gravidez nas escolas

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está divulgando o questionário sobre quantidade de casos de gravidez em adolescentes nas escolas, em apoio ao Programa Saúde na Escola. Todas as instituições da rede pública receberão instruções para o preenchimento.

 

Programa

O Saúde Na Escola integra um conjunto de ações que visam contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de promoção, prevenção e atenção à saúde. O objetivo do trabalho é diminuir as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. (MEC com informações do Inep)

 

Ministro critica a adoção da Escola sem Partido nos Municípios

O ministro da Educação, Mendonça Filho, criticou a adoção do programa “Escola sem Partido” por meio de leis em âmbito municipal. Em Jundiaí (SP), os vereadores aprovaram um projeto de lei que institui a medida, além da proibição de discussão de gênero, nas escolas municipais de ensino da cidade. O projeto aguarda sanção do prefeito. “Para mim, não será um caminho, um projeto de lei que resolve a questão de uma ideologização do tema educacional. O aluno tem o direito de acessar a informação, a mais ampla possível, fazer o seu julgamento e traçar os seus caminhos”, disse.

 

Ação inconstitucional

Presidente executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, avalia que a medida é inconstitucional. “Proibir qualquer tipo de discussão na escola é cerceamento da liberdade de expressão, de discussão e de associação. Poder discutir os assuntos faz parte da função da escola pública, de formar o aluno com pensamento crítico e com valores. Ser proibido na escola de discutir qualquer assunto não está de acordo com a Constituição Federal e com o que os brasileiros pensam que é função da escola”, destacou.

 

Universidade Federal do Tocantins passa a oferecer banheiros unissex

A adoção de banheiros unissex na UFT (Universidade Federal do Tocantins) está gerando controvérsia na instituição. A conversão de três banheiros tradicionais para modelos compartilhados por homens e mulheres foi feita no campus de Araguaína. Segundo a universidade, a mudança pretende contemplar a diversidade presente na instituição. (Fonte: Gazeta do Povo) 

 Maringá, 05 de outubro de 2017.

 

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)