Ouça nosso boletim

Boletim SINEPE/NOPR - 22 de setembro de 2017.

Boletim SINEPE/NOPR - 22 de setembro de 2017.

SINEPE/NOPR debate a Reforma Trabalhista

O SINEPE/NOPR dará início no próximo dia 26 a um "Ciclo de Workshops” com palestra do Dr. Luís César Esmanhotto que abordará o tema “Os impactos da Reforma Trabalhista”.  O evento ocorre na PUC PR - Avenida Duque de Caxias, 1020 em Maringá,  entre 8h30 e 18h, com intervalo para almoço. O público alvo são Gestores, Advogados, Contadores, Administradores, Departamento Pessoal, RH, Líderes Sindicais e demais interessados no tema.

 

Praticidade

Os associados do SINEPE/NOPR terão 50% de desconto no valor do curso.  As inscrições poderão ser feitas pelo telefone (44) 3226 1187. As vagas são limitadas. No primeiro de uma série de três workshops, Luís César Esmanhotto frisa que vai apresentar a reforma trabalhista, de uma forma prática, “informando, tirando dúvidas e apresentando as novas oportunidades que a legislação oferece”.

 

Outras palestras

O Ciclo de Workshops continua no dia seis de outubro com as palestras “Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ministrada pelo Dr. José Roberto Covac; e “Como calcular o valor da anuidade escolar”, com Rodrigo Capelato. O encerramento será no dia 27 de outubro com palestra sobre a “Reforma do Ensino Médio”, com o Senador da República, Professor Dr. Pedro Chaves (a confirmar).

 

Programas de pós-graduação crescem 25%

O número de programas de pós-graduação no Brasil teve crescimento de 25% nos últimos quatro anos. O Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG), em dados absolutos, avançou de 3.337 para 4.175 programas entre os anos de 2013 e 2016, indica a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No quadriênio apurado pela avaliação, houve um aumento de 77% no número de cursos de mestrado profissional. O mestrado acadêmico e o doutorado também evoluíram atingindo um percentual de aumento de 17% e 23%, respectivamente.

 

Excelência

Mais da metade (51%) dos programas avaliados possuem mestrado e doutorado, totalizando 2.128. O SNPG tem hoje 1.270 programas dedicados exclusivamente ao mestrado acadêmico (30%); 703 são mestrados profissionais (17%); e 74 programas de pós-graduação possuem apenas o curso de doutorado (2%). Atualmente, 465 (11%) programas possuem desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência, com notas 6 e 7. Um percentual de 18% do SNPG atingiu nota 5, alcançando nível de excelência nacional. As notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom. (Fonte: Portal Brasil, com informações da Capes)

 

Encceja Nacional será aplicado em novembro

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2017 será aplicado em 19 de novembro, e não mais em 22 de outubro. A mudança se deve a um atraso na homologação da licitação, o que inviabilizou a distribuição dos participantes nos locais de prova dentro do cronograma. Mais de 1,5 milhão de pessoas deve participar do exame.

 

Mensalidades sobem 1,2% no 2º semestre

Os cursos de ensino superior presencial tiveram em média reajuste de preços de 1,2% no ciclo de matrículas do segundo semestre de 2017 na comparação com igual período do ano passado, de acordo com levantamento do Quero Bolsa, plataforma online que reúne bolsas de estudos em universidades privadas. No ensino a distância, o reajuste das mensalidades foi maior, da ordem de 3,8%.

 

Reajustes abaixo dos custos do setor

Embora tenha havido aumento de preços, os reajustes ficaram abaixo do aumento de custos no setor. Os salários de professores são o principal custo das empresas de ensino e são normalmente reajustados a partir da assinatura de Convenções Coletivas de Trabalho tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o qual variou cerca de 4% no período. UOL

 

Inscrições abertas para o IFB

Quem quiser fazer um dos mais de 40 cursos técnicos do Instituto Federal de Brasília (IFB) tem entre as 8h desta quinta-feira, 21, e as 18h do dia 20 de outubro para se inscrever. São 2.170 vagas para cursos gratuitos, distribuídas entre os nove campi da instituição. Os interessados devem se cadastrar na página do IFB na internet. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

 

CNE aprova uso do nome social na educação básica

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou um parecer que autoriza o uso do nome social de travestis e transexuais na educação básica. A votação foi unânime, e o texto vai para o MEC. Para maiores de 18 anos, o uso do nome social já é uma realidade em quase todos os Estados. Mas, para menores de idade, a decisão é relativa, pois depende da interpretação do Código Civil, em que os direitos do uso não estão especificados. (Fonte: Estadão)

 

Inscrições aberta para Encontro de Dirigentes de Gradução

As inscrições para o XIV Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação das IES Particulares já estão abertas. O evento ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro no Centro Universitário UNIALFA, em Goiânia (GO). O encontro propiciará reflexões de ações acadêmicas com vistas à qualidade do Ensino Superior Particular tendo como temática principal “Novos tempos na Graduação”. Para mais informações acesse: http://eventos.funadesp.org.br/xiv_encontro_graduacao

(Fonte: Funadesp)

 

Corrida por diplomas desvaloriza graduações

A expansão do ensino superior no país, a abertura de cursos de qualidade questionável e a crise econômica ajudaram a criar um cenário em que a formação superior se tornou requisito mínimo para a entrada em cargos de nível inicial. Como resultado, muitos jovens recém-saídos da graduação agora se deparam com as portas fechadas no mercado de trabalho, precisando aceitar pagamentos inferiores e funções desconectadas da formação.

 

O culto ao diploma está chegando ao fim?

Segundo o Censo da Educação Superior de 2015, divulgado pelo Inep, o número de estudantes matriculados na educação superior ultrapassava os 8 milhões de alunos – contra 4,6 milhões há doze anos. A grande maioria (75,7%) estava em instituições privadas e em cursos presenciais, embora um número cada vez maior (17,4% do total) optasse por modalidades de ensino à distância. Veja matéria completa, com análise de especialistas sobre o tema na Gazeta do Povo:http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/cultura-dos-bachareis-corrida-por-diplomas-desvaloriza-graduacoes-82bagedsl1bnti48jh5dvsvz4.

 Maringá, 22 de setembro de 2017.

 

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)