Ouça nosso boletim

Boletim SINEPE/NOPR – 14 de novembro de 2017.

Boletim SINEPE/NOPR – 14 de novembro de 2017.

Mais de 1,5 milhão farão Encceja

Mais de 1,5 milhão de estudantes vão prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, marcado para 19 de novembro. Direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada, a prova deste ano será feita por 301.583 candidatos do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio. O exame abrange 564 municípios distribuídos em todos os estados.

 

Liberado acesso ao cartão de confirmação

O Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, liberou, na semana passada, o acesso ao cartão de confirmação da inscrição. O documento informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados. Para isso, basta o estudante fornecer o CPF e a senha cadastrada.

 

Novidades

Com as mudanças e o aperfeiçoamento do Enem deste ano, o papel de certificação do ensino médio voltou a ser realizado pelo Encceja, em parceria com estados e municípios. As mudanças foram apresentadas em março e são resultado do amplo debate promovido pelo MEC e de consulta pública realizada pelo Inep entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano. Para consultar o local de prova, o estudante deve acessar a página do participante. (MEC)

 

Premiação da Olimpíada de Matemática será hoje

A premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2016, maior competição estudantil do país, ocorrerá nesta terça-feira, 14, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Serão entregues 501 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata, 4.501 de bronze e 42.482 menções honrosas aos estudantes. A Obmep registrou mais de 18 milhões de inscritos.

 

Competição

O torneio é destinado a estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Na edição de 2016, 99,6% dos municípios brasileiros tiveram pelo menos um jovem concorrendo. Minas Gerais foi o estado que registrou maior número de medalhistas e estudantes recebendo menções honrosas: um total de 11.242, sendo 125 também medalhas de ouro. (MEC)

 

Inscritos podem acessar cartão do Enade

Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 já podem acessar o cartão de confirmação da inscrição, que informa os locais de prova. O documento está disponível no portal do Inep. Para acessá-lo, é preciso entrar no Sistema Enade e fornecer CPF e senha.

 

Provas

As provas do Enade serão aplicadas em 26 de novembro. O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Ficará registrada no histórico escolar do estudante a situação de regularidade em relação à obrigação de participação. Acesse o Sistema Enade no portal do Inep.

 

Base Comum aguarda sugestões e críticas

O Conselho Nacional de Educação (CNE) disponibilizou 234 documentos protocolados com críticas e sugestões da sociedade civil à proposta da Base Nacional Comum Curricular, cuja última versão foi publicada em abril deste ano. O material, recebido nas audiências públicas que ocorreram nas diferentes regiões do país entre julho e setembro, pode ser acessado no site do CNE.

 

Áudios das audiências públicas

Segundo informou o site da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), o CNE também disponibilizará para consulta os áudios de 283 manifestações orais registradas nas audiências públicas. Ainda não foi divulgada a data de quando ocorrerá publicação. (Revista Educação)

 

Kroton apresenta números negativos

O lucro da Kroton deve crescer 4% na comparação anual e ter uma queda de 30% na comparação trimestral, para 381 milhões de reais. O resultado deve refletir os dados já publicados pela empresa, que mostram uma “significante redução na base de alunos”, conforme afirmam analistas do Itaú BBA em relatório. A base total de alunos do grupo no terceiro trimestre caiu 1,5%, para 901.600 estudantes. A principal contração veio do total de alunos presenciais, que teve redução de 6%.

 

Crise e financiamento público

A Kroton afirma que o resultado foi impactado pelo alto número de formaturas, que subiu 11% na comparação com o segundo trimestre do ano passado. Mas as rematrículas também caíram, 7%, e evasão presencial foi alta, de 13,6%. A crise econômica e a redução do financiamento público, o FIES, continuam afetando os resultados das principais empresas de ensino superior.

 

Pressionada, Kroton mira a educação básica

Como a vida ficou mais difícil, a estratégia das maiores redes agora é entrar no promissor mercado de educação básica (que compreende desde a educação infantil até o ensino médio), ainda pouco consolidado no país. A Kroton está avaliando 16 ativos na área, três deles em fase avançada de negociação. Segundo a empresa, o foco se concentra em escolas de marca forte e com valor médio de mensalidade acima de 1.250 reais por aluno.

 

Estácio mira classe popular

A Estácio, segunda maior rede do país, decidiu se concentrar na classe popular, com mensalidades entre 595 e 695 reais. Em outubro, a companhia anunciou o processo de matrícula das aulas da Escola Estácio, que será de ensino médio e profissionalizante. As aulas serão ministradas nos próprios campi das faculdades, nos períodos da manhã e tarde, quando a taxa de ocupação é baixa. A aquisição de outras instituições também está no radar. (Exame)


Planejando a Zootecnia

 O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e a Comissão Estadual de Educação em Zootecnia realizam, nesta quinta-feira e sexta-feira (16 e 17), no auditório da Sociedade Rural de Maringá (SRM), o seminário “Planejando a Zootecnia para Novos Desafios e Inovações”. O objetivo é discutir a formação dos educadores e profissionais, vislumbrando um novo cenário no mercado de trabalho. Serão homenageados zootecnistas do Paraná que se destacam nas categorias Educador, Empreendedor, Industrial, Comercial e Extensão.

                                                                                          

                     Maringá, 14 de novembro de 2017.

 

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)