Ouça nosso boletim

Boletim Informativo quinzenal – SINEPE/NOPR 20 de Setembro de 2010 – Número 01

Editorial:

Caro associado, pedimos licença para nos aproximarmos um pouco mais da sua rotina através desta primeira edição do nosso Boletim Informativo. O SINEPE/NOPR é um dos mais atuantes órgãos de defesa dos interesses dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do país. Além das negociações anuais relacionadas às Convenções Coletivas de Trabalho, o Sindicato preocupa-se com o aprimoramento da gestão e da pedagogia de nossas escolas. Assim, realiza eventos para o aperfeiçoamento de gestores, professores e técnicos. Busca a unidade das escolas e atua na prevenção de conflitos e demandas judiciais. O departamento jurídico está atento às questões relativas ao consumidor e direito do trabalho, repassando informações seguras para os associados. Neste Boletim, quinzenalmente vamos contar um pouco do que fazemos a vocês.

Ah, estamos muitos felizes: temos mais de 500 inscrições para a Feira Educacional. Sinal de que estamos no caminho certo. E você, já fez sua inscrição?
Boa leitura,

Professor José Carlos Barbieri
Presidente SINEPE/NOPR



SINEPE PARTICIPA DE REUNIÕES SOBRE A LEI DE ACESSIBILIDADE


O presidente do SINEPE/NOPR, Professor José Carlos Barbieri, tem participado de reuniões dos sindicatos patronais de Maringá, organizadas pela associação comercial (ACIM), com o intuito de discutir assuntos diversos, entre eles a Lei 10.098 de 19/12/2000, que trata da Acessibilidade. A prefeitura está fiscalizando a adequação dos estabelecimentos de ensino à lei. Segundo Barbieri, as faculdades já se adequaram e agora o município fiscalizará os colégios e escolas. “todos os estabelecimentos têm que se adequar à lei. Não há alternativa”, frisa o presidente do SINEPE/NOPR. As empresas associadas ao SINEPE/NOPR podem acessar a Lei no site do sindicato (http://www.sinepenopr.com.br/juridico) e tirar dúvidas com a assessoria jurídica (jurídico@sinepenopr.com.br)


SEMINÁRIO DE GESTÃO FOI UM SUCESSO

Foi um sucesso o Seminário de Gestão Escolar promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná - SINEPE/NOPR e pela Secretaria de Educação de Maringá, realizado na semana passada no CESUMAR. Na abertura do evento, na quinta-feira, a professora Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos falou sobre o tema "Novo papel do gestor escolar". Na sexta-feira, o professor Alexandre Guilherme Glara e Guedes proferiu a palestra "Liderança, motivação e estratégia (gestores e alta performance)". Também foram realizadas atividades como grupos de estudos, debates e apresentação de propostas em plenária.


EDUCACIONAL
FEIRA TEM MAIS DE 500 INSCRITOS


As inscrições da II Feira Educacional, que será realizada nos dias 01 e 02 de outubro no Teatro do Colégio Marista superaram as expectativas iniciais. São mais de 500 inscritos. O tema deste ano é “Novas Metodologias para a Aprendizagem”.  Durante a Feira estão previstos também o XIII Congresso de Educação e Cidadania e o XI Seminário de Educação Infantil. Haverá debates, palestras, oficinas e cursos nas mais diversas áreas. Uma exposição abrigará instituições de ensino e empresas fornecedoras de produtos e serviços para as escolas. “Nosso objetivo é fomentar o maior desenvolvimento da Educação em geral e das instituições de ensino, melhorando a oferta de serviços e oferecendo uma educação de melhor qualidade”, ressalta o presidente do SINEPE/NOPR, Professor José Carlos Barbieri

Palestrantes:

O Congresso de Educação e Cidadania prevê a realização de três grandes palestras. No dia primeiro, às 19h30min, o Professor e Especialista em Projetos Inovadores na Educação Presencial e a Distância, José Manuel Moran, da Universidade de São Paulo, abordará o tema “Novas metodologias para a aprendizagem”.  No dia dois pela manhã o Professor-Doutor em Ciências da UEM, Marclio Hubner de Miranda Neto falará sobre “Plasticidade neural e aprendizagem”; e às 10h30min, o Mestre em Administração pela PUCPR, Ricardo Belinski, fará palestra sobre “Qualidade no atendimento aos alunos e novas tecnologias”.

A programação de oficinas do Seminário de Educação Infantil possui temas que envolvem Educação a Distância, Psicomotricidade; Arte, Ensino e Criação; Transtorno do déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno de Aprendizagem; a Matemática na Educação Infantil; Teatro na Escola e Novas Metodologias em Recursos Didáticos, entre outros. As vagas são limitadas.  A expectativa é atrair um público de 700 pessoas, formado por professores, diretores e mantenedores de escolas de toda a região Noroeste do Paraná.
O evento tem o apoio do Colégio Objetivo; Colégio Paraná; COC; Faculdade Maringá; Faculdade Ingá; Instituto Paranaense de Ensino; CESUMAR; SICREDI; INSEP; Ody Park Aquático; Cequipel Móveis Escolares, Corporativos e Informática; UNIPAR; Concilier Gestão de Negócios Educacionais; Mix Tur Agência de Viagens e Turismo Ltda; FANP e HygieCorp.

 

Serviço: A Feira Educacional será realizada nos dia 01 e 02 de outubro no Teatro Marista. Maiores informações podem ser obtidas no site www.sinepenopr.com.br; pelos e-mails: eventos@sinepenopr.com.br ou secretaria@sinepenopr.com.br. Telefone (44) 3226-1187.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)