Ouça nosso boletim

Boletim do SINEPE/NOPR – 10 de agosto de 2017.

Boletim do SINEPE/NOPR – 10 de agosto de 2017.

Codem discute futuro da Educação

Foi realizado ontem, no Centro de Capacitação da ACIM, o primeiro encontro da Câmara Técnica de Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). O presidente do Sinepe e da Câmara Técnica de Educação do Codem, José Carlos Barbieri, esteve presente. Segundo ele, a função dos participantes da câmara é iniciar o planejamento para atingir o nível ideal de Educação em 2047, quando Maringá comemorará 100 anos. A abertura do encontro foi feita pelo presidente do Codem, Ilson Rezende.

 

Representatividade

José Carlos Barbieri frisa que o nível de representatividade da reunião foi excelente, com a presença de cerca de 50 pessoas de instituições de ensino superior como UEM, Unicesumar, FCV, PUCPR, Feitep, Unifamma e Alvorada, e do Núcleo de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Agentes de Integração, e Apae, entre outros.

 

Metodologia e próximos passos

Segundo Barbieri, o público foi formado por “pessoas muitos dispostas a fazer as coisas acontecerem”. Nos próximos 30 dias serão realizados novos encontros com mediação do Sebrae que, por meio de metodologia própria, vai validar junto ao grupo o que foi discutido e até promover alterações, melhorando o que for possível dos dados apresentados. Depois, haverá um prazo de seis meses para finalizar e direcionar, por meio da Câmara de Educação, quais são os sonhos e desejos para Maringá em 2047.

 

MEC lança Instituição Amiga do Empreendedor

Com a proposta de fomentar a qualificação e a profissionalização de micro e pequenos empresários, o MEC, em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), lançou nesta quarta-feira, 9, o piloto do programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE).

 

Projeto será direcionado para todo país

Neste primeiro momento, a iniciativa conta com a adesão de nove instituições de ensino superior públicas e privadas, indicadas pelo MEC. Os ajustes e testes necessários serão feitos nos próximos 30 dias para, em 5 de outubro, Dia do Empreendedor, o projeto ser lançado para todas as instituições interessadas do país.

 

Formação de negócios

“A ideia é qualificar os pequenos empreendedores e aqueles, entre professores e alunos, que desejam ter uma formação de negócios, para desenvolver o seu trabalho de uma maneira mais sólida e duradoura, de tal maneira que o mercado brasileiro possa ser beneficiado por essas novas atividades”, explicou o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone. “Inicialmente, os cursos serão de Administração, Gestão e Ciências Contábeis, mas depois desse período de adaptação, todos os cursos poderão participar do programa”.

 

 

Orientação, capacitação e assistência gerencial

Deste modo, o IAE nasce com o objetivo de criar espaços, dentro das instituições de educação superior, para a promoção de atividades de orientação, capacitação e assistência gerencial. É uma ação da qual participam os estudantes, que, supervisionados pelos professores, poderão oferecer essas consultorias. Uma vez criado, o espaço do empreendedor, a depender da instituição, poderá atuar nas temáticas de empreendedorismo, mercado, modelo de negócio, legislação, finanças e gestão. Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

Abmes debate desafios e perspectivas da Educação

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou esta semana, na sede da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), da abertura do Seminário ABMES 35 anos. Foram debatidos os desafios, a trajetória e as perspectivas da educação superior nas últimas três décadas e o Novo Fies.

 

Quinto do mundo

Atualmente, o Brasil é o quinto país do mundo em quantidade de matrículas de estudantes na educação superior, com aproximadamente 8 milhões de alunos matriculados. Desse total, 76% estão em instituições privadas. No âmbito político, a ABMES defende a livre iniciativa na educação superior e apresenta propostas para a área. Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

Evento foca troca de experiências entre Brasil e Israel

O Ministério da Educação participa, em São Paulo, nesta quinta-feira, 10, do São Paulo Innovation Summit 2017 (Spin2017), evento que promove a troca de experiências entre Brasil e Israel, com foco em tecnologia. O objetivo é estimular negócios entre os dois países, que possibilitem o desenvolvimento de tecnologia brasileira. O secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, fará uma palestra sobre inovação na graduação.

 

Enade: inscrições até dia 31

Concluintes habilitados a participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 e estudantes irregulares em edições anteriores podem ser inscritos, pelos coordenadores de curso, até 31 de agosto. Embora o período final do processo de inscrições tenha sido ampliado, as inscrições em lote só estarão disponíveis até as 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 25 deste mês. Após essa data só será possível realizar as inscrições intempestivas individualmente. O período de retificação de enquadramento e inscrições intempestivas e de cadastro dos estudantes concluintes regulares começa na próxima segunda-feira, 14 de agosto.

 Maringá, 10 de agosto de 2017.

 

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)