Ouça nosso boletim

Boletim do SINEPE/NOPR – 8 de agosto de 2017

Boletim do SINEPE/NOPR – 8 de agosto de 2017.

Inscrições do Encceja

As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), prova que substituirá o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na função de certificação para o ensino médio, estão abertas desde a segunda-feira. Os interessados podem fazer as inscrições gratuitamente - http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial)

 

Mudanças

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizou algumas mudanças no Encceja deste ano. A principal delas é que, antes programado para o dia 8 de outubro, o exame acontecerá no dia 22 de outubro. O estudante pode acessar mais informações sobre a prova pelo site http://portal.inep.gov.br/web/guest/encceja.

 

MEC anuncia 59 novos cursos superiores

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu mais 59 cursos superiores em 15 estados e Distrito Federal. A portaria foi publicada na segunda-feira (7) no Diário Oficial da União. Diferentes instituições passam a ter novas opções de formação. Confira todos os cursos e o número de vagas reconhecidos

 

Reconhecimento antecipado

Apenas no mês de junho, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC reconheceu 381 novos cursos, sendo que 74% deles tiveram sua conclusão antecipada, visto que a previsão inicial para entrega do parecer era dezembro de 2017. Já o total de novos cursos autorizados nesse mês foi de 121, enquanto 63 atos de adiantamento foram concluídos.

 

Programa Hora do Enem

Videogames, blogs, meio ambiente e um brasileiro de 23 anos trabalhando no Google. O programa Hora do Enem, da TV Escola, promete esta semana um passeio por temas atuais para ajudar na preparação dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de maneira descomplicada e atrativa.

 

Temática dos blogs

Nesta quarta, 9, a jornalista Luiza Brasil, do blog Mequetrefismos, vai abordar a temática dos blogs no Programa Hora do Enem. Em um papo descontraído, ela falará do desafio de escrever sobre moda, comportamento e consciência social para o público da internet.

 

Impressão 3D

Impressão 3D estará em pauta na Hora do Enem da quinta-feira, 10. O engenheiro químico Thiago Palhares, especialista no assunto, vai explicar como essa tecnologia promete revoluções antes inimagináveis, em áreas como a da saúde, sendo usada para imprimir imagens de órgãos humanos. Ainda nesse dia, os professores Luiz Fernando Caldas e Roberto Mazzei lembrarão questões do Enem 2014 sobre meio ambiente.

 

 

Horários

Programa – Transmitido pela TV Escola de segunda a sexta-feira, às 7h, 13h e 18h, nos sábados às 15h e nos domingos às 6h, o programa Hora do Enem aborda, a cada dia, uma área diferente do conhecimento. Também é possível assistir os episódios on-line ou baixá-los no portal da TV Escola. (Assessoria de Com. MEC). 

 

Pronatec Oferta Voluntária

Estão abertas as inscrições para mais de 580 mil vagas gratuitas, presenciais e a distância, em cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos, dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Oferta Voluntária.

 

Qualificação profissional

A maioria das vagas, 578.602 vagas são para cursos de qualificação profissional, sendo 190 presenciais. Há 1.412 vagas para cursos técnicos, todas presenciais. Os interessados devem se candidatar até o dia 18 de agosto, por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

 

Inscrições

As aulas terão início a partir de 28 de agosto. As inscrições para o Pronatec Oferta Voluntária devem ser feitas no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). (Assessoria de Com. MEC).

 

Homenagem aos educadores

A educação brasileira é cercada por desafios que não se restringem à escola, mas a toda a sociedade. O Dia Nacional dos Profissionais da Educação, comemorado no domingo, 6, é uma forma de reconhecimento a professores, coordenadores pedagógicos, orientadores, supervisores e dirigentes regionais, entre outros que se dedicam à formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos em todo o país.  (As. Com. MEC).

 Maringá, 08 de agosto de 2017.

 

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)