Ouça nosso boletim

Boletim do SINEPE/NOPR – 30 de Maio 2017.

Boletim do SINEPE/NOPR – 30 de Maio 2017.

Novo Ensino Médio

O SINEPE/NOPR está promovendo um Ciclo de três palestras sobre o Novo Ensino Médio. São 3 encontros. O primeiro será dia 29 deste mês, com A Professora Ilona Becskeházy, especialista em gestão de projetos educacionais, abriu o Ciclo de Palestras do Sinepe sobre o Novo Ensino Médio. Ilona abordou “Os efeitos da BNCC sobre a qualidade do ensino e como base para o novo Ensino Médio”.

 

Complexidade

Segundo Ilona Becskeház, o tema (BNCC) é bastante complexo gerando enormes dificuldades para quem vai trabalhar com currículos daqui para frente. Para ela, “a BNCC não é suficiente para dar conta dos desafios curriculares de nenhuma escola ou rede, seja ela pública ou particular, seja no infantil ou ensino médio”.

 

Gestão escolar

Em sua apresentação, a professora apontou a insuficiência da BNCC para quem precisa organizar os objetivos pedagógicos de maneira lógica. “Um currículo só faz sentido se funcionar em sala de aula. Ele tem que servir para elaborar os planos de sala de aula, preparar o ano letivo e monitorar o aprendizado. Só assim será feita a gestão escolar. A Base teria que fazer este desenho, mas não conseguiu”, frisou.

 

Analogia com Sobral

Para melhor compreensão do público, ela fez uma analogia entre a BNCC e o documento curricular elaborado no município de Sobral-CE, que tem “a melhor rede de ensino do Brasil e busca novos horizontes com seu novo plano de trabalho”. O trabalho realizado em Sobral foi financiado pelo Instituto Natura, que tem fábrica na região daquela cidade do Ceará.

 

Presidente do Inep

A segunda palestra do ciclo será dia 8 de junho com a professora Maria inês Fini, doutora em Ciências, Educação e Pedagogia e presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tema: Abordagem sobre SAEB, Censo Escolar e a nova estrutura do ENEM (local a definir).

 

Terceira palestra

Fechando o ciclo, o advogado Samuel Ricardo de Paulo, especialista em Direito Processual Civil, falará no dia 22 de junho no Colégio Marista. Tema: O Novo Ensino Médio. As palestras são realizadas entre 8 e 12 horas. As vagas são limitadas. Informações e inscrições:  (44) 3226 1187.

SINEPE/NOPR no FENEP

O presidente do SINEPE/NOPR, José Carlos Barbieri, participou da Assembleia da Diretoria e do Conselho de Representantes Federações Interestadual das Escolas Particulares – FIEP, Entidade Sindical líder do Sistema FIEP – FENEP. O encontro foi realizado em Gramado-RS.

 

 

Reforma Trabalhista

Entre os temas discutidos estão o Aprimoramento do Sistema Avaliação da Educação Básica, as reformas Trabalhista, Previdenciária e Tributária, BNCC e Mediotec.

 

Simples para a Educação

Foi relatado que em encontro com deputados federais a FENEP solicitou a criação do Simples para a Educação. A diretoria da federação considera que a reforma Trabalhista ficou muito boa, especialmente o “substitutivo”. No caso do REFIS, continuam as tentativas para que as medidas provisórias contemplem o empresariado;

 

Vestibulares injetam 31 milhões

Os três principais eventos da UEM – provas do PAS e vestibulares de inverno e verão - em 2016 injetaram R$ 31.5 milhões na economia local. A estimativa é do Observatório de Turismo e Eventos do Maringá Convention & Visitor Bureau, considerando gastos com hospedagem, transporte e alimentação.

 

Extensão

A UEM realizou 128 eventos de extensão em 2016, 100 deles em Maringá. Os eventos realizados na cidade reuniram 15.884 participantes, sendo 1.932 visitantes. O impacto econômico dessas pessoas de fora foi estimado em R$ 2.398,384. O Observatório é patrocinado pela Viapar com apoio do Sivamar, Codem, Acim, Cooper Card e Sebrae. Todos os dados estão disponibilizados no site www.maringacvb.com.br/observatorioturismomaringa.


  

 Maringá, 30 de Maio  de 2017.

 

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)