Ouça nosso boletim

Boletim do SINEPE/NOPR – 28 de Março de 2017.

Boletim do SINEPE/NOPR – 28 de Março de 2017.

UEM - Nota de repúdio

A UEM divulgou nota de repúdio ao Governo do Paraná pelo “duro corte no número de professores nas IEES” e afirma que as universidades do estado correm risco de não iniciar ano letivo. O reitor Mauro Baesso informou que recebeu o Ofício CEE/CC 991/17, assinado pelo secretário chefe da Casa Civil e presidente da Comissão de Política Salarial (CPS), Valdir Rossoni.

Corte de horas.

O ofício cita uma reunião da CPS realizada no dia 22 e comunica que das 15.840 horas solicitadas para a contratação de professores em Regime Especial, a UEM teve autorizadas somente 6.289 horas. Segundo a UEM, “isso significa, na prática, que essas medidas resultarão no corte de 220 professores em regime temporário da UEM já para o ano de 2017. Ou seja, cerca de 40% do que a Universidade contou no ano de 2016”.

 

Concessão de TIDE

 A UEM esclarece que os professores atuam, em sua maioria, em cursos criados nos últimos 10 anos, atendendo uma demanda da sociedade paranaense e que “o ofício ainda interfere na concessão de TIDE ao pessoal contratado por tempo determinado, regime de trabalho este imprescindível para o desenvolvimento de projetos, atividades e programas”.

 

 ProUni

As inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet. O prazo vai até 5 de abril para quem não estiver matriculado em instituição, e até 5 de maio, para os já matriculados. Para este semestre, há 84.982 vagas remanescentes: 67.252 para bolsas parciais (50%) e 17.730 para bolsas integrais.

 

Bolsas de Estudo

O ProUni é destinado à concessão de bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições particulares de educação superior. Para concorrer a bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. 

 

Bolsa Família para Educação

O Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), realizou nesta segunda-feira, 27, a primeira Web conferência do Programa Bolsa Família na Educação de 2017. O evento teve o objetivo de apresentar o programa para os novos coordenadores municipais que tomaram posse entre os meses de janeiro e março, após as eleições do ano passado.

 

Acompanhamento

A web conferência, que ocorre a cada dois meses, tem o objetivo de articular e capacitar a rede de parceiros nos municípios, estados e Distrito Federal que realiza o acompanhamento da frequência escolar de cerca de 16 milhões de crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 17 anos, beneficiários do Programa Bolsa Família.

 

Agenda de atividades

Entre os assuntos apresentados, estavam as condicionalidades do Programa Bolsa Família, os resultados do acompanhamento da frequência escolar no ano de 2016 e os encaminhamentos para o exercício de 2017. Também foi apresentada a agenda de atividades relativas ao calendário 2017 do Bolsa Família na Educação, com destaque para 31 de março a 28 de abril, prazo do registro da frequência escolar referente ao período de fevereiro e março de 2017. Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secadi

 

 Planos de aula no celular

O Google e a Fundação Lemann anunciaram parceria para uma iniciativa que pretende entregar, direto no celular do professor de ensino fundamental, planos de aula com conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular, documento que determinará os conhecimentos essenciais que cada aluno deve conquistar ao longo de sua trajetória escolar.

 

Investimento

O projeto terá R$ 15 milhões de investimento da Google e outros R$ 6 milhões provenientes da fundação, que colocará a Associação Nova Escola à frente do projeto. A intenção é que, até 2019, qualquer professor tenha acesso gratuito a 6 mil planos de aula de todas as disciplinas, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

 Prova Brasil

Metade dos professores do ensino fundamental (51%) conseguiu desenvolver pelo menos 80% do conteúdo previsto para o ano. Na outra ponta, 11% concluíram menos de 60% daquilo que deveria ter sido ensinado aos alunos. Os dados são do questionário da Prova Brasil 2015, aplicado a diretores, alunos e professores do 5.º e do 9.º ano do ensino fundamental de todo o País. As informações foram organizadas e divulgados na plataforma QEdu (www.qedu.org.br). 

 

Teatro para crianças

 

O Grupo Malasartes iniciou uma turnê artística pelo Paraná com o espetáculo Terra do Saci - Teatro para Crianças e irá percorrer até o mês de maio as cidades de Paranaguá, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Serão ao todo 50 sessões gratuitas realizadas em teatros e em espaços alternativos de escolas públicas municipais, beneficiando a comunidade em geral e, principalmente, alunos e educadores de escolas situadas em regiões de risco e vulnerabilidade social.

 Maringá, 28 de Março  de  2017.

 

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)