Ouça nosso boletim

Boletim do SINEPE/NOPR –23 de maio de 2017.

Boletim do SINEPE/NOPR –23 de maio de 2017.

Enem

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até amanhã para pagar a taxa de inscrição. O valor do boleto é de R$ 82 para quem não teve direito à isenção. Para gerar o documento é preciso acessar o site www.enem.inep.gov.br/participante. Até as 15h da última sexta-feira (19), último dia das inscrições, 6.535.884 pessoas já haviam se inscrito.

 

Inscrições

O número de inscritos no Enem 2017 só será divulgado no próximo dia 30 de maio. Isso porque as instituições bancárias pedem um prazo de até três dias úteis para confirmar o pagamento de boletos de cobrança. Neste ano, as provas ocorrem nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos. Fonte: Portal Brasil.

 

Fies

Dia 31 de maio é o último dia para fazer a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre deste ano. O prazo de aditamento, anteriormente fixado em 30 de abril, foi estendido para que nenhum estudante seja prejudicado.

 

Reitor recebe comenda

O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, recebeu a Comenda Américo Marques Dias concedida pela Associação Comercial de Maringá (Acim). No mesmo evento, o reitor lançou o livro “Maringá 70 anos - A cidade contada pelos que viveram sua história”, escrito pelos jornalistas Dirceu Herrero Gomes, Antonio Roberto de Paula, Rogério Recco e pelo pesquisador Miguel Fernando, com participação da historiadora Loide Caetano.

 

Dois livros

Este é o primeiro de dois livros que serão lançados com iniciativa da Unicesumar sobre a história da cidade. Esta primeira obra abrange fatos ocorridos até 1959. O segundo, que deve ser lançado em novembro, narrará fatos de 1960 aos dias atuais. 

Fundeb

A comissão especial que analisa tornar o Fundeb permanente na Constituição  (PEC 15/15) fará nova audiência pública na quinta-feira (25) para debater o tema com especialistas da área de educação. A audiência está marcada para as 10h30, em plenário a ser definido.  A relatora da proposta e autora do pedido de audiência é a deputada Professora Dorinha Seabra Resende (DEM-TO).

Londrinense em Brasília

A secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, é a convidada do próximo ciclo de palestras "Educação em Debate", da Câmara dos Deputados.  Promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação e pela Comissão de Educação da Câmara, o debate, aberto ao público, terá transmissão ao vivo da TV Câmara. O encontro ocorre amanhã, a partir das 8 horas, no plenário 10.

 

 

Ineditismo

Maria Tereza foi escolhida secretária de Educação em processo de seleção nacional inédito no País, realizado pela prefeitura. Entre as diversas etapas, seis candidatos pré-selecionados participaram de uma sabatina com a comunidade educacional de Londrina e de avaliação por uma banca de profissionais. Uma das finalistas, Maria Tereza acabou sendo referendada pelo prefeito Marcelo Belinati.

Educação na Terceira Idade

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados, discute em audiência pública, amanhã, a educação na terceira idade. A deputada Leandre (PV-PR) ressalta que projeções do Fundo de Populações da ONU indicam que uma em cada nove pessoas no mundo possui 60 anos ou mais, e estima-se um crescimento para uma em cada cinco, por volta de 2050, ano em que, pela primeira vez, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos.

Mutirão nacional

No próximo dia 31, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) fará o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh, com expectativa de realização de mais de 8 mil procedimentos nos 39 hospitais universitários federais filiados, nas cinco regiões do país. O número equivale ao dobro do que foi realizado na primeira edição do evento, em 2016. O objetivo é reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Parceria com universidades

A Ebserh é uma estatal vinculada ao Ministério da Educação e administra 39 hospitais universitários federais. Em parceria com as universidades, a empresa é voltada a aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
  

 Maringá, 23 de Maio  de 2017.

 

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)