Ouça nosso boletim

Boletim do SINEPE/NOPR – 20 de abril de 2017.

Boletim do SINEPE/NOPR –  20 de abril de 2017.

Menos vagas no Fies

O setor de ensino privado está pouco otimista com a oferta de vagas pelo Fies no segundo semestre. Parte acredita que não haverá novas inscrições. Outros grupos do mercado preveem número ainda menor do que as cerca de 60 mil vagas ofertadas nesse período nos dois últimos anos. O motivo para o pessimismo é o discurso de austeridade da equipe econômica do governo, que prevê cortes de R$ 42,1 bilhões nas despesas da União este ano.

 

Fies 2.0 não pegou

A ideia do chamado Fies 2.0 seria usar fontes de recursos privados com incentivos públicos, mas nem os bancos demonstraram muito interesse. Desde 2016, os Ministérios da Fazenda e da Educação já fizeram mais de 30 reuniões com representantes das universidades para chegar a um novo modelo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Educação Financeira

O Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) vai realizar, de 8 a 14 de maio, a 4ª Semana Nacional de Educação Financeira. Por meio de ações gratuitas, a iniciativa busca promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), uma mobilização multissetorial em prol da promoção de ações na área.

 

Conteúdo

O evento é realizado anualmente desde 2014. Na última edição, no ano passado, houve palestras, cursos, workshops, gincanas, concursos culturais e aulas, totalizando mais de mil ações presenciais e virtuais, organizadas por 153 instituições. O alcance foi de, aproximadamente, 1,3 milhão de pessoas em 458 municípios em todo país.

 

Planejamento

A educação financeira, um dos temas transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é voltada a conscientizar sobre a importância do planejamento, para que o cidadão possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo. Um dos pilares é o hábito de poupar.

Povos Indígenas

O Ministério da Educação investe na educação escolar específica para os povos indígenas. São programas e ações que visam garantir o acesso aos conhecimentos universais e também aos conhecimentos particulares relacionados às culturas e línguas indígenas. Segundo dados do censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 896 mil indígenas, distribuídos em 305 etnias, e 274 línguas indígenas faladas.

 

Índios matriculados

O Censo da Educação Superior de 2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que mais de 32 mil estão matriculados na educação superior em todo o país.

 

Educacenso

Termina no dia 25 o prazo para envio de dados do censo da educação básica de 2016, por meio do sistema Educacenso. A coleta de informações é referente ao módulo Situação do Aluno. Já os institutos e centros tecnológicos federais, faculdades isoladas federais e instituições de educação superior estaduais, municipais, privadas e especiais têm até esta quinta-feira, 20, para mandar os dados referentes ao Censo da Educação Superior.

Abertura de Empresas

Nos 2 primeiros meses do ano, quase dois mil novos empreendimentos foram criados no município, um crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. No mesmo período, foram extintas 631 empresas na cidade. Dados da Junta Comercial.

Reforma da Previdência

Os parlamentares definiram ontem o calendário de tramitação da Reforma da Previdência. A previsão é que o parecer lido ontem seja votado na comissão no dia 2 de maio. No texto, o relator reduz a idade mínima para a aposentadoria das mulheres de 65 anos para 62 anos.

 

Redução da idade para os federais

Outra alteração proposta em relação ao texto inicial enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional é reduzir de 60 anos para 55 anos a idade mínima de aposentadoria para policiais federais, rodoviários federais, ferroviários federais, policiais civis e agentes penitenciários.

Reforma Trabalhista

O plenário da Câmara aprovou ontem o requerimento de urgência para apreciação do projeto de lei 6787/16, que trata da reforma trabalhista. Agora é possível pular etapas e o projeto pode ser votado - tanto na comissão quanto no plenário - já na próxima semana.

Menos fraudes no Seguro-Desemprego

Novo sistema de Tecnologia cruza dados com FGTS, Rais/Caged e Receita Federal e, desde dezembro de 2016, bloqueou cerca de 21 mil pedidos. Ministério do Trabalho estima economia em R$ 1,2 bilhão este ano.

 Maringá, 20 de Abril de 2017.

 

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)