Ouça nosso boletim

Boletim do SINEPE/NOPR –18 de abril de 2017.

Boletim do SINEPE/NOPR –18 de abril de 2017.

Estatísticas da Rede Privada de Ensino

Em breve, o SINEPE/NOPR vai apresentar aos associados um caderno com Estatísticas da Rede Privada de Ensino do Noroeste do Paraná - Educação Básica e Superior. Os dados serão apresentados, em geral, segundo a divisão por redes de ensino (Federal, Estadual, Municipal e Particular) e seguem, sempre que possível, uma estrutura padrão mostrando a descrição das principais características identificadas e comparativos relevantes e dados e gráficos na seguinte ordem: Estado do Paraná, mesorregiões e principais municípios.

Enem x Encceja

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será mais utilizado para certificação de conclusão do ensino médio. A partir de agora, essa atribuição será do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que hoje é direcionado a estudantes do ensino fundamental em idade irregular (a partir de 16 anos).

 

Pior desempenho

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Enem do ano passado 1.033.761 inscritos solicitaram a certificação do ensino médio, mas apenas 7,7% deles conseguiram. O resultado aponta para um dos piores desempenhos na história do exame, especialmente em linguagens, com quase mil notas zero e um único candidato a atingir a nota máxima.

 

Público

Jovens com mais de 16 anos que ainda não terminaram o ensino fundamental também podem fazer o Encceja – que será aplicado no segundo semestre, antes das provas do Enem. Ambos os exames são aplicados pelo Inep.

 

Enem

A aplicação do Enem de 2017 está confirmada para 05 e 12 de novembro, conforme edital de regulamentação normativa publicado no Diário Oficial da União pelo Inep, na última semana. As inscrições começam às 10h do dia 8 de maio de 2017 e vão até as 23h59 do dia 19 do mesmo mês.

Lei da Inovação

O presidente do SINEPE/NOPR participou da solenidade de assinatura da Lei de Inovação que contou com a presença de líderes empresariais e políticos como o prefeito Ulisses Maia, deputado Ênio Verri, vereador Mario Verri, representando o presidente da Câmara, e os presidentes da Acim, José Carlos Valêncio, e Codem, Ilson Rezende, entre outros.

 

Instituições de ensino

A lei é uma conquista do setor de Tecnologia da Informação (TI), que recebeu grande apoio das instituições de ensino Eficaz, Feitep, FCV, Trecsson/FGV, UEM, Unicesumar e UNIFAMMA. A cerimônia foi realizada na sede da ACIM. José Carlos Barbieri frisa que as instituições têm papel decisivo no desenvolvimento da região, já que são núcleos de excelência onde a inovação deve ser um objetivo a ser atingido.

 

Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado nesta terça-feira, 18. Criada em 2002, a data é homenagem ao escritor Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882. A obra mais conhecida do autor é o Sítio do Pica Pau Amarelo, voltada ao público infanto-juvenil – a história se passa no sítio da Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho, onde habitam criaturas como o Visconde Sabugosa e a Cuca.

 

Programa

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao MEC, investiu no ano passado R$ 102 milhões na aquisição de 19.941.134 de livros de literatura por meio Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização na Idade Certa (PNLD/PNAIC). As obras serão distribuídas até o final deste ano a 95.133 mil escolas, para turmas do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental da rede pública.

Nesta edição, o programa oferta dois acervos com até 35 títulos para cada categoria - primeiro, segundo e terceiro anos -, em um total de 210 títulos. Ao todo, serão distribuídos 583.504 acervos que atenderão 7.491.173 de alunos. Assessoria de Comunicação Social do MEC.

 Maringá, 18 de Abril de 2017.

 

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)