Ouça nosso boletim

Boletim do SINEPE/NOPR – 17 de agosto de 2017.

Boletim do SINEPE/NOPR – 17 de agosto de 2017.

Vinte anos

Será aberta nesta sexta-feira, às 19h30, no Teatro Marista, a 20ª edição do Congresso de Educação e Cidadania promovido pelo SINEPE/NOPR, que este ano tem como tema “Educação em cena: Enfrentando desafios”. O evento, que prossegue até sábado com atividades no Colégio Marista, é voltado a professores, gestores e técnicos que atuam em escolas de toda região. Durante o congresso haverá apresentações artísticas, palestras e oficinas. O público também poderá conferir as novidades do setor em estandes de diversas instituições que trabalham de forma direta ou indireta com a educação. No encerramento, os participantes receberão certificados emitidos pela Secretaria de Educação do Município de Maringá.

 

Palestras

Na abertura oficial a palestra será com o professor Clóvis de Barros Filho, que é graduado em Direito e Jornalismo, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências da Comunicação, que falará sobre “Desafios e possibilidades na Educação”. No sábado, a partir das 8h15, também no Teatro Marista, o médico psiquiatra Felipe de Figueiredo, especialista em infância e adolescência e doutor em Saúde Mental, falará sobre o tema “Para além dos transtornos mentais: incluindo pessoas e buscando soluções”. Às 10 horas acontecerá a palestra “Novas leituras de mundo: Os desafios de educar em nossos dias”, com o escritor, psicólogo clínico, mestre em Saúde Coletiva e doutorando em Psicanálise Rossandro Klinjey. Às 16 horas, o tema será “Profissão educador: Desafios e atitudes para o sucesso”, com Fabiano Brum, que é escritor e palestrante nas áreas de motivação, vendas, empreendedorismo e educação. 

 

Oficinas

No sábado à tarde serão realizadas três oficinas voltadas a professores, gestores e técnicos da área escolar. Os temas serão: “Música, jogos e brincadeiras para todas as idades: O “real” que funciona, educa e diverte!” (com o publicitário e especialista em Comunicação Social, Lazer e Recreação Miguel de Marchi dos Santos); “Conhecendo as dificuldades para aumentar a inclusão” (com o neuropediatra Pedro Henrique Bressan Leite); e “A saúde mental como parte da educação: Desatando os nós” (com a terapeuta Maria Isabel Nóbrega de Almeida, que é pesquisadora da área de Saúde Mental pelo CNPQ).

 

Balanço positivo

Para o presidente do Sinepe NOPR, José Carlos Barbieri, o congresso chega à marca de vinte anos com muitas razões para comemorar. O evento hoje é referência não só para a região Noroeste, mas para todo o Paraná, seja em função dos temas abordados, seja pelos nomes de peso na área da educação que compartilharam sua experiência e seus conhecimentos nos eventos. “Vemos os resultados positivos desses anos de trabalho no dia a dia de nossas escolas, na atuação dos nossos professores e técnicos, sempre com o objetivo de oferecer educação de qualidade aos nossos alunos”, avalia. 

Fies

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abriu nesta segunda-feira, 14, o prazo para a renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes devem efetivar o aditamento de seus financiamentos até o dia 31 de outubro, pelo SisFies. A transferência de curso ou instituição de ensino e o pedido de dilatação do financiamento devem ser feitos até 30 de setembro. Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies.

 

Enade 2017

Está aberto desde o último dia 14 o prazo para cadastro dos estudantes concluintes regulares no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Embora as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores dos cursos, a partir desta edição é responsabilidade do participante preencher algumas informações pessoais e solicitar, caso necessário, atendimento especializado ou específico.

 

Questionário

É obrigatório que o participante responda ao questionário do estudante, um dos quesitos para obtenção de regularidade no Enade. O preenchimento do documento será entre 28 de agosto até 26 de novembro. Diferentemente do que ocorria em edições anteriores, não será possível responder ao questionário depois da aplicação do exame.

 

Cursos

Nesta edição, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de arquitetura e urbanismo; de engenharias ambiental, civil, de alimentos, de computação, a de controle e automação, a de produção, elétrica, florestal, mecânica, química, e de sistemas de informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática e química; e dos cursos que conferem diploma de licenciatura em artes.

 

Unesco

De 27 a 29 de setembro será realizado em Foz do Iguaçu o Encontro Nacional das Escolas Associadas da Unesco. O evento reunirá cerca de 500 educadores e será palco de discussões sobre temas como mudanças climáticas, refugiados e sustentabilidade. O Encontro Nacional PEA-Unesco, como é chamado, acontece de forma itinerante nos estados brasileiros e reúne diretores e coordenadores de escolas associadas à agência da ONU.

Boas práticas

Hoje, o Brasil tem cerca de 368 escolas públicas e privadas que fazem parte desta rede, que reúne instituições que alinham seus projetos com os objetivos da Unesco. O evento, que é aberto a todos os educadores interessados, terá conferências nacionais e internacionais, além da apresentação de boas práticas. Entre os participantes estão o senador Cristovam Buarque, o pesquisador Paulo Artaxo Neto, o jornalista Caio Dib e o palestino Aziz Abu Sarah. Para mais informações é só acessar http://www.peaunesco.com.br/encontro2017/programa.asp

 Maringá, 17 de agosto de 2017.

 

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)