Ouça nosso boletim

Boletim do SINEPE/NOPR – 16 de Março de 2017.

Boletim do SINEPE/NOPR – 16 de Março de 2017.

Maurício Romão na CNE

O economista Maurício Romão tomou posse como conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Ele assume o cargo em substituição a Henry Júnior. Romão comandava a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação. Com sua saída, assume a Seres o até então secretário-executivo do CNE, Henrique Sartori. O conselho trabalha na priorização de três pautas: a reforma do ensino médio, a Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores.

 

Posse no Inep

Também foram empossados os novos integrantes do Conselho Consultivo do Inep. São 5 membros representantes da sociedade brasileira, designados pelo ministro da Educação, além dos 4 fixos. O Conselho é parte da estrutura regimental do Inep e se manifesta sobre o plano de ação e proposta orçamentária; as prestações de contas e o relatório anual de atividades (antes do encaminhamento ao ministro da Educação), além de assuntos que lhe forem submetidos pelo presidente ou por qualquer um de seus membros.

Olimpíada de História

Estudantes e professores de escolas públicas e particulares podem se inscrever até o dia 28 de abril na 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O projeto é desenvolvido pela Unicamp. A olimpíada é aberta para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e de todo o ensino médio. Eles devem se organizar em grupos de três participantes, todos da mesma escola, com orientação de um professor de História. O mesmo professor pode orientar diversas equipes, mas cada aluno só poderá fazer parte de uma equipe.

 

Inscrições

Todos os membros da equipe, incluindo o professor orientador, devem fazer a inscrição individualmente pelo site da ONHB. Após os cadastros individuais, a inscrição na Olimpíada deve ser realizada por apenas um membro da equipe, de preferência o professor, que deve informar os dados do grupo. Mais informações, regulamento e inscrições no site olimpiadadehistoria.com.br.

Olimpíada de Matemática

Em 2017 os colégios particulares estão convidados a participar das Olimpíadas de Matemática (OBMEP), antes destinada apenas a alunos de escolas públicas. A OBMEP continuará a premiar com medalhas 6.500 alunos de escolas públicas, mas também destinará medalhas a estudantes de escolas particulares (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes).

 

Inscrições

As inscrições para a OBMEP 2017 já estão abertas e assim permanecerão até o dia 31 de março. A inscrição deve ser feita pela escola, exclusivamente de forma on-line acessando a página www.obmep.org.br. Nesta página podem ser obtidas informações sobre regulamento, taxa de inscrição, premiação, entre outras. Fonte: OBMEP

 

Trabalho premiado

O trabalho de conclusão de curso de Hyruan Bolsoni Minosso, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo (UP), de Curitiba (PR), é um dos 5 vencedores do Opera Prima 2017. O concurso nacional de trabalhos finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo recebeu 417 inscrições, sendo que a premiação final também reconheceu outros quatros projetos (USP, Mackenzie, UFPE e Unievangélica (GO). Além disso, o trabalho do paranaense também é finalista do #ImagineComVidro, premiação especial para os participantes do Concurso Opera Prima.

Divulgados dados sigilosos de alunos

Dados sigilosos de 3,8 milhões de estudantes da rede estadual de São Paulo ficaram vulneráveis na internet após o vazamento nas redes sociais de uma planilha com senhas de acesso a uma plataforma da Secretaria Estadual de Educação. Notas dos estudantes em avaliações oficiais, com descrições dos acertos e erros, seus nomes completos, escola em que estudam e até o número de faltas individuais ficaram acessíveis a qualquer pessoa na rede. As informações são de acesso exclusivo das escolas e nem sequer os estudantes poderiam entrar neste sistema.

 

Boletim de Ocorrência

Após a divulgação, a Secretaria Estadual de Educação tirou o site do ar, registrou um boletim de ocorrência e informou que abrirá uma sindicância para apurar como estas informações foram parar na internet. A pasta ressaltou que não houve prejuízo pedagógico com o vazamento.

 

Avaliação Educacional

A Plataforma Foco Aprendizagem foi lançada no ano passado com o objetivo de auxiliar as escolas a identificar problemas de aprendizagem de seus alunos. Ainda em processo de implementação, é considerada umas das apostas do governo estadual para melhorar o melhorar o desempenho das unidades no principal índice de avaliação educacional de São Paulo, o Idesp. Fonte: UOL

Classificação dos Cursos

Para garantir uma Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais mais adequada à realidade atual, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá projetos para revisão e atualização da categorização até 12 de abril. Podem submeter propostas todas as instituições federais de educação superior que cumprirem os requisitos da chamada pública, divulgada em fevereiro.

 

Atualização

A classificação em vigor é de 2000 e está obsoleta em função da expansão dos cursos de graduação, da diversificação de nomenclaturas para denominação dos cursos e da criação de novas áreas de conhecimento. A atualização propiciará o desenvolvimento de estatísticas comparáveis internacionalmente, considerando a realidade atual da educação superior brasileira, bem como a classificação padrão internacional de cursos atualizada.

 

 Maringá, 16 de Março  de  2017.

 

 

Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.

	Array
(
    [0] => No page with id root
)